terça-feira, 28 de agosto de 2018

Death Note


 E já que estou na onda da 'Netflix' (patrocina o espaço 'Black Dog' Netflix!) vou falar sobre o filme que foi bastante criticado e também discutir um pouco sobre o tão falado 'Death Note' da 'Netflix que estreou no dia 25 de Agosto de 2017 (fez um ano há três dias) e separou muitas pessoas. Primeiramente todos estavam ansiosos para conferir, pois a cultura 'geek' (eu faço parte dessa cultura, qual o problema?) conhece a história do anime 'Death Note' que aliás eu já assisti e é um dos melhores animes que já acompanhei, curto e muito completo com personagens enigmáticos e situações de tirar o fôlego. A 'Netflix' sabendo do sucesso decidiu fazer um 'live action' (que é um filme com pessoas reais que conta a mesma história ou baseada em um desenho, neste caso um anime) e muitas pessoas falaram que seria um sucesso e outras já torceram o nariz. Bom, o longa foi dirigido por Adam Wingard e no roteiro temos Charley Parlapanides, Vlas Parlapanides e Jeremy Slater que trabalharam em cima da história original do anime que foi criado por Tsugumi Ohba e Takeshi Obata. No elenco temos Nat Wolff, Margaret Qualley, Lakeith Stanfield, Matthew Kevin Anderson, dentre outros.
 O filme conta a história de Light, um garoto muito estudioso que encontra o caderno Death Note que continha as instruções, no caderno o nome que será escrito onde o autor mentalizar o rosto da pessoa ao mesmo tempo é morto e ele pode descrever como o mesmo será morto. Com isso ele decide fazer justiça com as próprias mãos (ou com o caderno, olha a piadinha) escrevendo e mentalizando o rosto do assassino que matou sua mãe há anos e da certo. Com isso ele e mais uma garota que ele se apaixona (vamos falar desse grande detalhe mais pra frente) resolvem escrever nomes de criminosos e procurados pela polícia e Interpol fazendo com que o mundo fique á salvo sem essas pessoas ruins. Porém as autoridades começam a querer saber quem é Kira (em japonês 'assassino') um nome que inventaram para ninguém saber a verdadeira identidade de Light. Com isso o maior detetive independente denominado como 'L' entra no caso para descobrir quem é Kira e colocar as mãos nele.


 Eu vou logo dizendo que achei o filme bacana, poderia ser muito melhor, porém 'americanizaram' ele (que já era o esperado), mas não fizeram muito bem esquecendo primeiramente o 'estilo' dos personagens. Não estou questionando o ator Nat Wolff como Light, mas acredito que se o longa é baseado no anime ele deve ser o mais fiel possível, pelo menos dos personagens, o jeito e tudo mais. Light no anime é um personagem frio, calculista, muito inteligente e que toma um susto, mas logo se acostuma com o poder do 'Death Note' em suas mãos (tradução livre 'Notas Mortais' ou 'Notas da Morte'), já no filme temos Light inteligente que se apaixona por uma líder de torcida e quando ela resolve falar com ele a primeira coisa que o garoto faz parecendo uma coisa para atrair a garota para sua vida é mostrar o 'Death Note' e o Light no anime nunca faria isso! Ele simplesmente mostrou para a garota e fez um teste com ele pra mostrar que o caderno era real parecendo se impressionar e conseguir uma namorada (tudo pareceu que foi isso). Tudo bem, ele é adolescente e os hormônios, a garota 'é um pitel', mas não se entrega uma informação dessas dessa maneira Light, por favor né amigo? Tudo bem (novamente) que teve toda uma situação com a garota na história que ela se envolveu com a 'justiça de Kira' e teve um papel importante na trama o ajudando, mas poderia coloca-la num outro ponto da história ou adicionar ela de uma outra maneira onde depois ele se apaixonariam, pois aqui o Light parece estar tentando 'pegar' alguma garota com o Death Note, achei vacilo e nada haver com o Light do anime.
 Outro ponto foi o 'L' que eu não gostei muito. O jovem no anime é muito inteligente, tem aquele jeito estranho, o cabelo bacana e suas manias e no filme trouxeram um ator afrodescendente (antes que falem não sou racista, só estou falando dos personagens e os atores) que 'tenta' se aproximar do estilo do personagem 'L' do anime, mas não consegue a não ser se sentar e comer alguns doces, só isso. Minha reação foi que eles não assistiram o anime, nem um episódio pra ver como os personagens se portavam para tentar imitar ou ser semelhante, pois 'não batem' o único que bate é o Ryuk o 'deus da morte' que anda junto com Light e não troca muitas palavras com ele. Falando da história ela foi rápida demais, seguiu uma linha de raciocínio parecida com o anime, porém achei bacana essa parte que ele não inventou de trabalhar com o pai pra ir atrás do Kira (só assistindo o anime pra entender) e sendo um americano jovem normal fugindo e tudo mais. Tudo foi muito rápido, muito agitado, parece que deram quatro litros de energético pra história e ela voou. Os efeitos especiais e as cenas de mortes e tudo mais foram muito boas, pra mim a história poderia ser até mesmo um pouco mais longa e detalhista em algumas partes ou então dividir em duas partes. O longa não teve um final, a empresa 'Netflix' lançou essa história e deixou uma grande ponta solta (essas de bolar planos para tudo acontecer em períodos de tempo no próprio Death Note foi muito bem sacado) para ter uma segunda parte, porém houvem muitas pessoas que criticaram o filme e não sei se o mesmo terá uma continuação. O espaço 'Black Dog' classifica o filme 'Death Note' da 'Netflix' como um filme 'bom / ótimo' com todos seus autos e baixos, as escolhas erradas de alguns atores (o 'L'), não seguir muito o jeito dos personagens e a história pura adrenalina, mas se me perguntassem se eu queria ver uma parte dois eu responderia pra 'Netflix' que sim, eu gostaria. Gostaria, pois disseram que já tem uma continuação na mente para o próximo 'live action da Netflix' inspirado no anime, mas só falta o pessoal pedir para o mesmo ser rodado e pelas redes sociais e afins o pessoal não está ligando e pelo que tudo indica, o mesmo será engavetado.
 E você, o que achou do filme, gostaria de ver uma continuação? Vou deixar aqui a dica pra você que ainda não viu o anime (que mundo você vive?) pra ver, pois é muito legal, a história é muito completa e eu amei os personagens, eu o assisti em uma semana e meia se não me engano, mas não 'maratonei', mas se você tem o costume em no máximo dois dias você consegue. Confira abaixo três vídeos sobre o 'Death Note' da 'Netflix'. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário