quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola


 'O Pior Aluno da Escola' é um filme de Danilo Gentili que vivia fazendo mershandising sobre o mesmo em seu programa, o 'The Noite' e em suas redes sociais e o cara não estava errado, deve fazer e chamar o pessoal para ver seu projeto, agora se o mesmo vale ou não a pena conferir já é outra história, não é mesmo? O filme estreou no dia 12 de Outubro de 2017 sendo dirigido por Fabrício Bittar e quem trabalhou no roteiro foi o próprio Danilo Gentili em cima de sua obra original, pois o mesmo é derivado de um livro que foi escrito por ele. No elenco temos Carlos Villagrán (o eterno Quico), Daniel Pimentel, Bruno Munhoz, Danilo Gentili, Moacyr Franco, dentre muitos outros.
 O longa conta a história de dois amigos que estudam numa escola cheia de regras, ainda mais com o novo diretor. Eles não são populares e vivem normalmente diante de situações escolares questionando como será a vida depois da escola e se aquilo tudo um dia irá valer realmente a pena, os esforços de tanto estudar, seguir as regras e andar sempre na linha diante de tudo. Até que um dia, um dos garotos encontra num fundo falso no banheiro uma caixa de sapatos com vários objetos e um livro que dava instruções a fazer de tudo para 'burlar' o sistema escolar, se divertir e colar de inúmeras maneiras possíveis e logo o garoto se interessa, pois ele precisa muito passar em uma prova de matemática. Contando para o amigo, os dois decidem conhecer o autor daquele caderno para pedir ajuda ao homem pessoalmente.

 
 Eu estava com muita vontade de ver o filme depois de ouvir um bombardeio de chamadas para o longa que será divertido, é do Danilo Gentili que acho uma pessoa muito divertida e com boas piadas, mas por contratempos eu não fui ao cinema assisti-lo, porém fui conferir o filme ontem para falar sobre o mesmo por aqui. 
 Danilo Gentili é conhecido por ser aquele homem que não tem medo de enfrentar o 'politicamente correto' e anda fora dos trilhos e pelo nome do filme já se esperava um projeto, no mínimo, com a mesma levada e é isso que acontece e acredito que muitos pais não deixaram os filhos irem assistir tal filme. 'O Pior Aluno da Escola' é um filme 'politicamente incorreto' que quebra todas as regras escolares e 'ensina' os alunos como se comportarem de uma maneira erronia e praticar 'bullying' na escola, tudo isso para transformar essa fase tão 'chata' em algo mais confortável de se lidar, tirando a pressão e o padrão que bos é passado. Muitos acham essa ideia um absurdo, muitos acharam o filme um grande absurdo pelo mesmo conter tal teor de mostrar que o errado na verdade é o correto e que não a mal algum em praticar bullying, explodir bombas caseiras, colocar apelidos e caçoar com os professores atrapalhando a aula. Temos que ter consciência que se trata de um filme e no filme não há limite para nada (por isso que existem as classificações indicativas). Existem filmes como de Sasha Baron Cohen (que eu gosto muito) que caçoam de raças, religiões e muitas outras coisas, eu me divirto, é um filme e não me sinto afetado, porém existem pessoas que já conhecem o 'humor ácido' do ator e de seus projetos e prefere não ser alimentado com aquele conteúdo.
 'O Pior Aluno da Escola' já não esconde desde o título, se a criança for influenciada não a deixe assistir, mas acredito que a pessoa tem o bom senso de saber que aquilo é uma obra de ficção e tentar reproduzir os feitos de um filme, pois se for assim deve ser banidos os filmes de ladrões que roubam bancos e se dão bem, pois muitas pessoas podem tentar o feito e isso pode transformar a cidade em um caos, não é mesmo? Então eu não acredito em 'influenciar', mas claro, existem pessoas e pessoas. Agora centrando no longa, o espaço 'Black Dog' considera o filme nacional de comédia 'Como se Tornar o Pior Aluno da Escola' como um filme ruim (duas estrelas) e vou explicar os motivos. O longa tem uma história muito pobre, não existe dinamismo algum ganhando um ápice pouco significativo na cena de perseguição da van escolar. As piadas não são boas, parece que Danilo Gentili quis economizar de algum modo e eu não consegui me identificar muito com os personagens, nem mesmo o de Danilo Gentili que se acha o máximo nas cenas e situações, porém é bem difícil de engolir. O personagem que mais me identifiquei foi o faxineiro que é interpretado pelo Moacyr Franco que sempre está fumando e tem alguma piada ou tirada boa, e olha que é um personagem secundário que aparece poucas vezes no longa. Por tanto 'mershan' eu realmente pensei que iria gostar do filme, mas o mesmo me decepcionou em vários sentidos e essa avaliação está mais que adequada para o longa que não traz novidades dentro do ambiente escolar onde o mesmo se passa. Confira abaixo três vídeos sobre o mesmo, sendo um deles a entrevista no 'Programa do Porchat' sobre o livro e o filme com Danilo Gentili e os dois garotos que são os personagens principais da trama.



Nenhum comentário:

Postar um comentário