domingo, 19 de agosto de 2018

A Noiva


 Este é um filme russo e ainda baseado em fatos reais tendo como gênero o terror! Vou falar hoje sobre 'A Noiva' que estreou no dia 2 de Novembro de 2017 sendo distribuído pela 'Paris Filmes'. Na direção contamos com Svyatoslav Podgayevskiy que também trabalhou no roteiro e no elenco temos Victoria Agalakova, Vyancheslav Chepurchenko, Aleksandra Rebenok, dentre outros.
 O filme conta que há anos acreditavam que as pessoas poderiam enganar a morte realizando um método bem estranho e macabro: tirar a foto da pessoa falecida com os olhos pintados como se estivessem abertos (desenhando um olho em cima das pálpebras) e guardando o negativo da mesma, assim, depois de um processo ela conseguiria retornar dos mortos. Um jovem casal se casa e eles decidem ir visitar a família do marido que mora numa casa antiga (a irmã dele e os sobrinhos) que agem muito estranho, porém ela fala que tem planos para eles ficarem mais dias e o homem diz que só vão passar aquela noite e no dia seguinte irão partir, a mulher acha um pouco estranho e aceita. Porém as coisas começam a ficar bem estranhas quando ele desaparece e percebe que sua irmã está preparando algo envolvendo a garota, ainda mais depois que ela descobre o antigo segredo da família que tinham bastantes fotógrafos e que os mesmos estariam ligado a tal superstição macabra.


 A cultura russo parece meia rústica e pesada (sei lá, é o que dizem, não?) e vemos um pouco disso no filme 'A Noiva'. Não é um terror diferente dos outros que assisti (americanos), porém percebe-se que ele não é um filme hollywoodiano, mas também não soa ser um filme independente de uma produtora de orçamento baixo. Enfim, a história do longa é bem macabra, o suspense toma conta em muitos momentos do filme e coisas estranhas começam a acontecer na casa, a garota tenta descobrir o motivo, mas ninguém revela nada e ela fica meio que perdida. Pontos fortes do filme: ele parece bem estranho (o teor, o ar que ele respira, a história) e isso é bom, contando momentos do passado e do presente. Pontos fracos: o filme não tem dinamismo até chegar os últimos vinte minutos do mesmo onde a história realmente começa a ter ligações e o mesmo desperta a adrenalina presente no telespectador, mas antes disso o trama é bem parado, a personagem parece não demonstrar muito o medo que acontece diante de tantos mistério e suspense como o marido dela sumir, ela tenta ligar, ele não atende e meio que deixa quieto e as coisas vão acontecendo debaixo de seu nariz enquanto ela fica esperando o monstro pegar ela. Faltou um pouco de 'impulso' pra personagem 'acordar', isso acontece, mas antes ela parece uma 'barata tonta' (um termo bem chulo, mas não encontrei outro que coubesse tão bem). Não existe muito terror presente no longa 'A Noiva', o mesmo consegue substituir o terror por uma camada bem pesada de suspense, contando uma história sinistra e pesada onde deixa o telespectador meio que ligado e apreensivo nela e esse é o grande ponto forte do filme (eu estava falando dos negativos? Agora misturou tudo), mas enfim, outro ponto fraco é o 'take' do monstro que se repete todas as vezes que aparece, isso é, ele só assusta de um modo. Claro, existem outros 'sustos' que acontecem durante o filme, porém o 'susto mestre' que é relacionado a uma 'entidade' só assusta de uma maneira e isso fica até cansativo, não sei se faltou 'verba' para animarem de outra maneira ou foi preguiça ou falta de criatividade. 
 'A Noiva', os caras tinham uma história bem bacana nas mãos, não é uma novidade, mas confesso que achei bem atraente (obscuramente falando), porém eles não conseguiram moldar para o mesmo se tornar mais assustador, rechear mais a história. Eles tinham a faca e o queijo na mão, mas decidiram cortar com o dedo (???) pensando que o resultado seria o mesmo, porém não. O espaço 'Black Dog' classifica o terror 'A Noiva' como um filme bom / ótimo, pois o mesmo me surpreendeu, mostrou uma história interessante, mas não conseguiram decolar muito longe com ela, eles tinham algo muito bom nas mãos, porém não conseguiram fazer um trabalho legal com o projeto. O final eu gostei muito, o dinamismo e tudo mais, mas no meio do filme (digamos, uns 40 minutos de filme) o mesmo é empurrado apenas com 'desejar' do próprio telespectador das coisas melhorarem. 'A Noiva' poderia ser muito bem explorado, poderiam até fazer uma sequência com a ideia principal, mas infelizmente eles não souberam trabalhar com a matéria prima que tinham em mãos. Confira abaixo dois vídeos sobre o longa de terror russo 'A Noiva'.


Nenhum comentário:

Postar um comentário