quinta-feira, 26 de julho de 2018

Laranja Mecânica


 Abrindo as postagens deste espaço com chave de ouro, trago o filme 'Laranja Mecânica' que hoje é cultura pop e reconhecido por muitas pessoas, cinéfilas e até mesmo para quem nunca assistiu ao longa, mas reconhece a sua importância na história do cinema. Eu tenho vergonha (por ser um cinéfilo) dizer que nunca assisti a este filme (mas ontem assisti) e venho hoje falar sobre essa obra prima do cinema.
 'A Clockwork Orange' (por aqui 'Laranja Mecânica') estreou no dia 26 de Abril de 1972 (e teve seu relançamento em seu aniversário no ano de 2013) sendo um filme de ficção científica e drama. Foi dirigido por Stanley Kubrick que também ficou responsável pelo roteiro. No elenco temos Malcolm McDowell, Patrick Magee, Michael Bates, Philip Stone, dentre outros. O longa foi distribuído e teve a produção da grande 'Warner Bros'.
 O filme se passa num futuro contando a história de um grupo de jovens delinquentes que saem para arrumar confusão, entre elas, bater em mendigos, invadir casas, brigarem com outras gangues e até mesmo estupro. A gangue é comandada por Alex que, depois de se meter em mais uma de suas confusões, acaba sendo preso e lá ele tem a opção de participar de um experimento novo destinado a frear os impulsos violentos do ser humano, onde ele acaba virando uma cobaia e depois disso, se torna uma pessoa impotente diante de toda violência que o cerca. 


 'Laranja Mecânica' é uma obra literária de Anthony Burgess e a linguagem utilizada pelo personagem Alex junto com os membros de sua gangue foi inventada pelo próprio autor da obra onde se mistura o inglês, russo e gírias. 
 Eu já sabia que iria me impressionar com o filme e foi isso que aconteceu. Muitos apostam no cinema atual, pois realmente existem muitos filmes ótimos, porém acabam esquecendo dos clássicos que deram origem aos longas atuais e 'Laranja Mecânica' é um deles. Assistindo me soou muito uma peça de teatro, a história chega a ser perturbadora para um personagem perturbado com a própria vida e sociedade onde acabam se casando no longa. Foi criado um ambiente próprio para toda trama onde, para quem assiste, acaba respirando aquilo como se fosse normal, mesmo o "bar" que eles frequentam e bebem leite que saem de seios de estátuas que ali estão presentes. Fico realmente maravilhado onde, além de criar uma história (ter todo esse trabalho para criar um trama enorme e de qualidade) o criador chega a criar todo cenário, onde se passa e como as pessoas se comportam, resumindo, uma obra inteira para ninguém botar defeito no quesito criatividade que, neste caso, foi excepcional e até mesmo inspirador para pessoas como eu que adora arte e criar. 
 Na época o filme foi taxado como inovador e o incrível é que mesmo tendo mais de trinta anos, hoje ele é inovador e isso pra mim é uma coisa inexplicável. Todo fã de filmes deve assistir 'Laranja Mecânica' e conhecer um pouco o jovem Alex e o modo que ele pensa e age sobre as coisas. O 'Black Dog' considera 'Laranja Mecânica' como um excelente filme, tanto na história como na elaboração dos personagens e como a trama se segue, realmente é incrível e se você não conhece deve mudar logo essa opção. Confira abaixo três trailers sobre o filme.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário