Antes de iniciar eu queria avisar á vocês leitores do espaço 'Black Dog' que as próximas postagens. muito provavelmente, serão de filmes de terror também, pois agora há pouco foi 'Halloween' e saiu algumas obras que quero assistir e outras que quero colocar em dia pra fazer um vídeo especial pro meu canal 'Minha Vida On' no Youtube (clique aqui e conheça) e ainda falta alguns lançamentos deste ano pra mim assistir e falar no vídeo e, óbvio, trazer aqui separadamente pra criticar e avaliar se é bom ou não ok? Dentro de algumas postagens voltaremos á nossa programação normal!
E vamos falar de 'V/H/S/99' que me pegou de surpresa tal lançamento! Um filme anterior, na verdade a volta da franquia depois do 'falecimento da mesma' no terceiro filme intitulado como 'Viral' que veio na 'pegada' das coisas da internet, Stories e curtidas a franquia deu uma longa pausa e, se não me engano, mudou de produtora onde um serviço de' streaming' tomou as rédeas e decidiu retornar só no ano de 2021 (ano passado) com 'V/H/S/94' que ficou bacana e, numa surpresa esmagadora, depois de um ano já é lançado 'V/H/S/99' o quinto filme da franquia e eu fiquei tão animado que corri pra assistir e, só lembrando, com essa postagem existem os cinco filmes aqui no 'Black Dog' que eu comentei e avaliei, então dê uma conferida e uma busca aqui mesmo no blog ok?
'V/H/S/99' foi lançado no dia 14 de Setembro de 2022 durando 109 minutos com os diretores Flying Lotus, Johannes Roberts, Joseph Winter, Maggie Levin, Tyler MacIntyre e Vanessa Winter que também roteirizaram os 'curtas' que compõem essa obra junto com Chris Lee Hill que apenas trabalhou no roteiro. No elenco temos Aminah Nieves, Duncan Anderson, Jesse LaTourette, Keanush Tafreshi, Luke Mullen, Melanie Stone, Melissa Macedo, Verona Blue, Stephanie Ray, Tybee Diskin, dentre muitos outros.
O longa segue a mesma base dos quatro filmes anteriores da franquia: uma coletânea assombrosa de alguns curtas de terror que não tem ligação um com o outro, apenas histórias de filmagens caseiras diversas de situações diferentes que mexe com o sobrenatural ou algo que desconhecemos no ano de 1999 onde existia as fitas VHS (por isso o nome da franquia), tempo analógico onde 'V/H/S/99' nos promete levar para o próprio inferno com a última história aqui contada.
São cinco ou seis (não me lembro agora) curtas de terror com histórias diferentes e situações diferentes que montam tal longa. Eu gosto demais da franquia desde o primeiro filme onde conheci quando já existia a trilogia e a franquia estava 'mal das pernas' e decidiu dar um basta com o catastrófico terceiro filme que levava o nome 'VHS' no nome... Mas se rendeu aos tempos modernos da internet e ninguém gostou! Mas ok, acredito que a maioria dos fãs conseguiu se recompor depois desse grande fiasco e comemorou a volta da franquia no ano de 2021 e disse que se mantéu forte, pois no próximo ano já lançou um outro depois da 'queda' e está se mostrando promissor.
Eu fiquei contente quando soube de seu lançamento (mesmo sendo um pouco tardio) e fui assistir, mas antes de falar das minhas reações eu devo afirmar que é muito consciente ver um filme como esse lançar dois filmes na diferença de um ano, pois o longa 'V/H/S/' (na verdade a franquia) é de baixo orçamento onde diretores diferentes criam seus roteiros e rodam suas situações (suas histórias) e depois tudo é unificado pra virar um filme e as gravações não são uma coisa de outro mundo se o assunto é dinheiro: obras simples, nenhum efeito especial e muita maquiagem e efeitos de distorção e embaçamento (típico de VHS) ajudam a mascarar o terror empregado de baixo orçamento ajudando o longa parecer mais real e, ainda junta o estilo 'found footage' (alguém grava toda a situação com uma câmera) e tudo isso culmina para um filme com uma aparência mais 'realista' e com um terror mais 'cru' de se fazer.
Mas voltando: 'V/H/S/99' eu gostei da notícia e corri pra assistir, porém não me empolguei tanto. Olha eu até me diverti com o filme e amei o retorno da franquia, mas 'V/H/S/99' infelizmente, pra mim, foi um filme bem 'mais ou menos'. A franquia é conhecida por trazer histórias estranhas demais, muito sangue e violência e coisas que você não imaginaria acontecer e, claro, aqui também tem isso mas numa dose (muito) menor para uma franquia que me recordo de trazer histórias cabulosas! O 'baixo orçamento' aqui causou muito, pois em algumas situações dava pra ver que tal monstro era um boneco jogado na cara da vítima que gritava por socorro e em muitas vezes o 'efeito' da própria 'VHS' atrapalhava de ver o que estava acontecendo, justamente pra não ver as tais 'gambiarras' empregadas pra trazer o terror, mostrar tal monstro ou tal cena.
Existiram algumas histórias como a da 'vizinha gata' e da última que promete nos levar para o inferno (e leva, mas pra uma caverna, mas enfim...) tinham tudo pra ser promissoras, trazer uma grande história ou situação grotesca, mas não conseguiu! Existiram algumas coisas óbvias como aparecer um monstro e atacar todo mundo e acaba e pra mim foi 'falta de criatividade'... Isso! A frase que gira em torno do projeto 'V/H/S/99' é 'falta de criatividade' dos envolvidos para essa obras e más escolhas para a maioria (pra não falar todas) as situações aqui empregadas nas diferentes histórias que compõem o filme e isso é triste!
'V/H/S/99' no final das contas consegue entreter sim, pra quem gosta de filmes assim ou é fãs de carteirinha da franquia como eu vai gostar, no mínimo, mas creio que vai sentir que não foi tão bom quanto os outros (tirando o terceiro 'Viral' que foi uma lástima) e eu fiquei desapontado, pois eu conheço as histórias (algumas) que a franquia trouxe e elas foram tensas com situações incríveis de horríveis, mas aqui não: algumas são bobas, outras são muito previsíveis e outras não tem criatividade e traz algo 'do nada' pra justificar algo estranho como: coloca um monstro e ataca todo mundo e ponto!
Bom, foi triste, mas espero que o próximo filme e acredito que saia no ano de 2023 seja melhor, talvez um que conte o início dos vídeos na internet, meados do início do Youtube... Quando estávamos migrando do analógico pro digital... Ou talvez um 'V/H/S/00' contando as coisas do ano 2000 quando ainda a maioria das coisas era analógico... Não sei! Mas acredito que eles tragam porquê não é um filme complicado de fazer, diretores trabalham em seus curtas e depois junta tudo então não leva muito tempo pra gravar, editar e tal e ponto, mas de coração, espero muito que a criatividade que faltou em todos vocês esteja do lado de vocês no ano de 2023 (se lançar em 2023), porque 'V/H/S/99' foi 'embaçado' de assistir e com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'V/H/S/99' como um filme 'ruim' (duas estrelas), fazer o quê? O que é certo deve ser falado e se você é fã ou conhece e chegou a assistir use o campo de comentários pra falar o que gostou de 'V/H/S/99' ou o que não gostou.
Antes de ver os vídeos sobre este filme eu quero agradecer muito a sua visita aqui no 'Black Dog', saiba que é de extrema importância, pra mim, que você leia minhas críticas sobre os mais variados filmes e como eu sou cinéfilo eu fico muito feliz que outras pessoas estão sabendo qual minha opinião e que possa compartilhar a sua no campo de comentários do filme desejado agregando ainda mais a postagem. Se puder, compartilhe esse espaço com seus amigos e parentes, em suas redes sociais pra aumentar a visibilidade do 'Black Dog' e ele se tornar mais popular, mais relevante e que mais pessoas possam desfrutar das críticas que faço aqui! Ficarei imensamente grato com a sua ajuda. Se
puder você pode estar realizando um pagamento via PIX pra mim: LUIZLUCAS73@GMAIL.COM, pois eu tenho gastos com contas, manutenção do computador que utilizo e mais, então se você gostou do ambiente organizado, da maneira que eu escrevo e quer incentivar esse espaço á crescer, por favor, ajude com qualquer valor, pois eu ficarei imensamente grato! Obrigado e, agora sim, confira três vídeos sobre o filme 'V/H/S/99' e não se esqueça que eu já falei de todos os filmes dessa incrível franquia neste blog, dê uma pesquisada e confira 'sem spoilers'!
Nenhum comentário:
Postar um comentário