quarta-feira, 16 de julho de 2025

Forrest Gump: O Contador de Histórias


 Podem me tacar pedras, podem apontar-me o dedo, mas eu confesso que eu nunca tinha assistido ao filme 'Forrest Gump' na vida! Primeiramente porque antes do blog eu só assistia filmes de terror alguns de ação, mas quando eu me comprometi a abrir esse espaço pra criticar todos os filmes que eu assistisse (á partir do ano de 2018, sim faz um tempinho), eu comecei a assistir filmes que eu não via muito graça como os de 'romance', mas na verdade peguei mais gosto de assistir filmes de 'drama' que, apesar do nome, não são filmes tristes ou feitos pro telespectador chorar, mas sim filmes que imitam a vida, trazem alguma ligação, apresentam algo onde o telespectador pode se familiarizar ou, ao menos, se envolver na história daquele cara, casal ou família que o filme se compromete á contar tal história. Eu não tinha encontrado o filme pra ver, depois eu esquecia de procurar e os meses e anos foram se passando até que finalmente eu o encontrá-lo e assisti-lo na noite de Terça-feira dia 15 de Julho e vim falar dele hoje aqui pra vocês.
 Estreando no dia 23 de Junho de 1994, 'Forrest Gump' é um filme de 'drama' que também contém 'romance' que foi dirigido por Robert Zemeckis e roteirizado por Eric Roth e Winston Groom. No elenco tempos o grande Tom Hanks, Gary Sinise, Robin Wright, Bob Penny, Charles Boswell, David Brisbin, Don Fisher, Heley Joel Osment, Hilary Chaplain, John Randall, Siobhan Fallon, dentre muitos e muitos outros.
 O longa conta a história de Forrest Gump, sim, literalmente! Pois o homem está sentado no ponto de ônibus e, de repente, começa a conversar com a primeira pessoa que se senta ao seu lado contando sua história desde que era criança, passando por diversas situações até mesmo das mais estranhas, inusitadas e questionáveis, até chegar no dia atual, envolvendo muitas outras pessoas que passaram pelo seu caminho m sua longa trajetória de vida, mesmo não tendo muita idade.


 Se você gosta de filmes pra ver de vez em quando ou pra se animar quando não está muito bem ou simplesmente assistir só pra passar o tempo, você precisa dar uma chance e tirar 140 minutos da sua vida (sim, quase duas horas e meia) pra contemplar a beleza que esse filme guarda, pois ele realmente é mágico! O longa é um clássico (creio que você já saiba) sendo referência em muitos locais e até mesmo tendo uma 'lembrança' ao pesquisar seu nome no próprio Google!
 Mas o que 'Forrest Gump' tem de tão mágico? Ele simplesmente é um filme extremamente bom e envolvente de uma maneira extremamente natural e isso é de cair o queixo! O roteiro foi muito bem escrito e claro que existiu um esmero pra criar o longa, porém o filme não é 'inteligente' ou tem algo novo diferente dos outros que consegue se sobressair: ele apenas faz o básico de uma maneira tão boa, simples e genial (essa é a palavra que resume o filme) que o resultado final fica encantador! 'Contador de histórias?' Sim, o longa conta a história e Forrest Gump, um cara próximo de seus quarenta anos que já viveu muito nessa vida como participar da guerra e virar um mestre no ping-pong, mas o personagem em si tem o seu charme por ser simples! Tom Hanks é um gênio e o personagem que ele interpreta é um homem meio inocente sobre muitas coisas onde, talvez (nada é explícito) que ele sofra de algum tipo de transtorno mental por agir de certa forma e aceitar quase tudo que lhe é pedido (como participar do exército e ir pra guerra do Vietnã) logo quando saiu da faculdade porque um homem lhe entregou um folheto, antão por que não? Ele passa por inúmeras aventuras, sempre sendo um homem bondoso e leal e tendo em seu coração a doce Jenny, uma garota que ele conheceu no primeiro dia que pegou o ônibus escolar onde ambos cresceram juntos e o longa faz questão de mostrar os dois lados, a vida agitada e meio maluca de Forrest Gump que vai de um local pro outro e conta histórias que até mesmo é complicada de acreditar e a vida de Jenny que era uma jovem, mas logo sua vida tomou um rumo diferente e ela se envolveu com pessoas estranhas e teve seus altos e baixos, mas no caminho da vida os dois sempre se cruzavam e depois voltavam a seguir rumos diferentes. 


 'Forrest Gump' molda um homem bom que tem objetivos, segue as regras e cumpre o que promete mesmo que as ideias sejam as mais absurdas como envolver camarões! Ele conhece muitas pessoas, vai e um lugar para o outro, tem ideias malucas e como esse cara sabe correr... Contudo, o longa apresenta um 'drama' gostoso de assistir, pois como ele conta a história de maneira cronológica, passamos a conhecer a vida desse homem á cada detalhe e tirar nossas conclusões de como ele é, o que ele já passou, suas vitórias e suas derrotas e até mesmo as 'voltas por cima' que o personagem da em sua vida e de uma forma simples, mágica e cativante, o longa acaba se tornando uma lição de vida diante de todas as situações e modo de agir de um homem simples, não muito inteligente, mas de palavra e honesto que, sabe correr? (Creio que eu já disse isso).
 Só mais um detalhe: cogitaram em existir uma continuação, sim! Um 'Forrest Gump 2' foi cogitado, pois o primeiro foi um sucesso, mas por sorte essa ideia não se concluiu e o próprio Tom Hanks disse que eles chegaram numa conclusão sentados numa mesa durante quarenta minutos, onde o ator não se via refazendo o papel de Forrest, pois a história do primeiro filme foi completa e fechada e se existisse um segundo o longa não teria nenhuma premissa com o primeiro e seria totalmente diferente já que todas as histórias oram contadas e o final é ele sentado naquele banco tendo um objetivo presente. Fiquei muito feliz por realmente descartarem a ideia de uma continuação e vou continuar numa reza brava pra não inventarem de fazer um 'remake', porque isso seria um outro esculacho da produtora querendo 'farmar' em cima de um clássico fazendo uma releitura. Bom, não preciso nem dizer que o espaço 'Black Dog' classifica 'Forrest Gump: O Contador de Histórias' como um 'excelente' (cinco estrela) filme, sim classificação máxima, pois o filme te prende, é muito legal e apresenta um personagem carismático e bom com todos.  Se você ainda não viu, por favor veja e se acha que o longa é muito extenso tente assistir em duas vezes ou tome vergonha na cara e encare-o numa noite que você consegue, pois pra mim ele passou como um filme comum onde eu nem percebi que ele tem a duração de quase dois filmes de 90 minutos cada. Vale muito a pena e no final das contas você pode tirar muitas lições de vida assistindo á esse fantástico filme chamado 'Forrest Gump' que sim eu vou tentar reassistir daqui á um tempo, pois esse longa é daqueles que dá pra dar um repeteco mesmo ele sendo longo e você reservando uma noite inteira pra acompanhá-lo por inteiro, pois vale a pena!
 Oi, antes de você conferir os trailers do filme aqui comentado eu quero agradecer muito sua visita aqui, se puder deixe um comentário logando na sua conta do Google e compartilhe a postagem em suas redes sociais pra mais pessoas saberem da  existência desse espaço onde critico filmes desde 2018. Infelizmente eu não recebo nenhuma ajuda financeira pra continuar tocando esse projeto 'Black Dog' pra frente, então se você quiser ajudar, pode estar contribuindo com qualquer valor para CHAVE PIX: luizlucas73@gmail.com, é a minha chave pessoal, eu tenho gastos e qualquer ajuda será bem vinda! Agradeço de coração e agora sim, confira cinco vídeos sobre o filme 'Forrest Gump: O Contador e Histórias'.

 "Descanse em paz Kiko, saiba que você ainda é meu melhor amigo e guardarei boas lembranças suas para todo o sempre, um cachorro brincalhão, fofo, carinhoso e um bom companheiro. Sua perda foi muito triste, mas foi o melhor pra você e se realmente existe um 'Céu dos Cachorros' eu acredito que você esteja lá, feliz, brincando e mandando energias positivas pra cá com muita felicidade com seu grande coração bondoso e fiel. Sempre te amarei meu amigo Kiko."





Nenhum comentário:

Postar um comentário