segunda-feira, 10 de julho de 2023

Sobrenatural: A Porta Vermelha

                                          

 Faz algumas horas que cheguei do cinema, pois hoje fui assistir 'Sobrenatural: A Porta Vermelha' que estreou no dia 6 de Julho de 2023 (semana passada), sendo um filme de terror da franquia 'Sobrenatural' (Insidious) onde este é o quinto e 'último' que fechará a história principal da franquia (por enquanto, pois podem inventar de abri-la futuramente), mas já sabemos que teremos um filme 'spin-off' desse 'universo' e veremos o que vai ser e o que será realmente abordado, mas não temos notícias oficiais desse projeto. Pode ficar tranquilo que nessa postagem não teremos 'spoilers', então pode ler e deixar sua opinião nos comentários se vai assistir ou se já assistiu.

 'Sobrenatural: A Porta Vermelha' é dirigido por Patrick Wilson (que atua na franquia nos dois primeiros filmes e volta aqui, ele também trabalha no 'Invocação do Mal' sendo o Ed Warren), e foi roteirizado por Leigh Whannell e Scott Teeams. No elenco temos Ty Simpkins, Patrick Wilson, Rose Byrne, Daniel Sinclair, dentre poucos outros.

 O longa volta com a família de dez anos atrás, a família que 'estreou' essa franquia fazendo parte dos dois primeiros filmes que foram incríveis (já falei deles aqui no blog 'Black Dog', da uma conferida!), onde Dalton agora vai pra faculdade e sua relação com os pais não está boa. Seu pai se separou de sua mãe e está sozinho, meio deslocado onde novas visões começam a assombrar pai (em casa) e filho (na faculdade) tendo relação com a Porta Vermelha que leva para uma zona desconhecida onde o demônio vermelho habita e ainda está apostando no plano de possuir alguém pra viver em nosso plano terreno.


 Eu sou um grande fã da franquia 'Insidious' onde fiquei animado com a notícia de um quinto filme e que ele fecharia a história de uma vez por todas, já que depois do segundo filme só tivemos filmes com acontecimentos anteriores á família Lambert, focando na personagem que a atriz Lin Shaye interpreta (Elise, se não me engano). Agora, com 'Sobrenatural: A Porta Vermelha', a história se passa no 'presente' e conta a história de um retorno de um mal que pai e filho foram assombrados á anos e ainda não se desprenderam á isso onde eles devem se relembrar das 'viagens para o além' (coisa que se esqueceram depois do segundo filme pra não serem traumatizados) e poderem se salvar indo até a Porta Vermelha e fechá-la de uma vez por todas.
 Como dito, sou um grande fã e você pode deixar sua crítica abaixo ok? Pra ser um filme de 'encerramento de franquia' eu esperaria algo épico ou realmente muito bom pra fechar uma das franquias mais rentáveis da 'Blumhouse' e mais conhecidas, que possuí mais peso e que muitos conhecem e amam, onde eu já cheguei a compará-la com 'Invocação do Mal' no nível história e sustos, mas infelizmente eu estava redondamente enganado e sai do cinema decepcionado.
 'Sobrenatural: A Porta Vermelha' não fechou a franquia com chave de ouro, mas sim de uma maneira muito crua e simples sem peso algum comparado aos outros filmes da franquia e isso doeu muito pra um fã de 'Insidious', pois os dois primeiros filmes construíram algo muito forte, a história foi incrível, teve terror, tensão, alguns momentos de comédia, mas conseguiram consolidar algo poderoso e marcante dentro do universo do terror. Os outros dois filmes que vieram á seguir ('A Origem' e 'A Última Chave') não foram tão pesados, tiveram histórias únicas e não tiveram envolvimento com a família Lambert que era algo que queríamos: um retorno pra fechar a franquia! Aconteceu, mas não de uma 'forma correta'.


 Eu não senti amor em 'Sobrenatural: A Porta Vermelha', não senti criatividade e muito menos vi uma história interessante aqui. Ele foi muito aclamado e conseguiu bater grandes filmes na bilheteria, mas pra um fã, que viu todos os outros filmes mais de três vezes e estava esperando algo grande pra fechar a franquia, não sentiu o sabor agradável que 'Sobrenatural: A Porta Vermelha' nos deixou.
 Senti muito que o filme só existiu pra 'retornar' um personagem querido, na verdade um vilão demoníaco muito poderoso, mas que na verdade não teve nem cinco minutos de tela! A tensão dos outros filmes (mais os dois primeiros e até mesmo o terceiro que achei interessante) não teve aqui e ainda mais, os dois caça-fantasmas tão queridos de toda franquia aqui só aparecem num vídeo no Youtube com um podcast que eles tem agora onde uma amiga de faculdade de Dalton mostra pra ele e ainda mais: essa amiga se transforma no 'alívio cômico' do filme em vez dos 'caça-fantasmas' que tanto amamos! Ok, ela trouxe uma outra perspectiva, fez piadas e mais, mas não somou muita coisa pra história e só estava ali pra não deixar o Dalton sozinho na faculdade já que ele é meio antissocial (nada contra parceiro).
 Poderiam criar mais situações, mais terror, mais cenas, mas em 'Sobrenatural: A Porta Vermelha' nós vemos o básico do básico onde a 'Blumhouse' (mais uma decepção pra produtora) apenas pegou essa marca forte 'Insidious' (nome original da franquia) e fez mais um filme apostando na ideia de retornar com a família Lambert onde todos queriam, mas não dessa maneira! Queria muito ver alguém que realmente gostou do filme, pois eu achava tanta coisa e sai sem nada da sala de cinema! Até mesmo o caminho de volta do além onde eles cruzavam com tantas almas medonhas não teve! Eles 'resolviam' algum problema e não era exibido o caminho de volta que era perigoso, mas já cortava com o personagem acordando em seu corpo e já estava resolvido! 
 Infelizmente, 'Sobrenatural: A Porta Vermelha' pra mim se saiu muito como uma ideia que os fãs queriam ver na telona, então fizeram da maneira mais básica possível e com um orçamento bem baixo (pois aqui não é apresentado muita coisa) e finalizaram. Pra mim foi uma decepção, ainda mais por retornar com uma família tão querida e um monstro tão marcante e, pra piorar, um filme pra fechar a franquia mostrando que 'Sobrenatural' não tem mais o fôlego que tinha nos dois primeiros filmes e não tenho certeza se o 'spin-off' poderá ser uma salvação pra franquia ou apostará numa história simples e preguiçosa também, ´pois capricharam nos dois primeiros pra consolidarem a marca 'Insidious' nos cinemas, pois ela não era conhecida e não tinha peso nenhum, mas depois que a galera virou fã e deu valor á franquia eles começaram a avacalhar! Com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'Sobrenatural: A Porta Vermelha' como um filme 'ruim' (duas estrelas), sem mais, realmente foi complicado assistir 'Sobrenatural: A Porta Vermelha'.
 Antes de ver os vídeos sobre este filme eu quero agradecer muito a sua visita aqui no 'Black Dog', saiba que é de extrema importância, pra mim, que você leia minhas críticas sobre os mais variados filmes e como eu sou cinéfilo eu fico muito feliz que outras pessoas estão sabendo qual minha opinião e que possa compartilhar a sua no campo de comentários do filme desejado agregando ainda mais a postagem. Se puder, compartilhe esse espaço com seus amigos e parentes, em suas redes sociais pra aumentar a visibilidade do 'Black Dog' e ele se tornar mais popular, mais relevante e que mais pessoas possam desfrutar das críticas que faço aqui! Ficarei imensamente grato com a sua ajuda. Se puder você pode estar realizando um pagamento via PIX pra mim: LUIZLUCAS73@GMAIL.COM, pois eu tenho gastos com contas, manutenção do computador que utilizo e mais, então se você gostou do ambiente organizado, da maneira que eu escrevo e quer incentivar esse espaço á crescer, por favor, ajude com qualquer valor, pois eu ficarei imensamente grato! Obrigado e, agora sim, confira quatro vídeos sobre o filme 'Sobrenatural: A Porta Vermelha'.




Nenhum comentário:

Postar um comentário