segunda-feira, 26 de junho de 2023

A Baleia

                                                   

 Um filme que eu estava com muita vontade de assistir e apenas ontem á noite eu consegui e hoje estou aqui pra falar com vocês, sem spoilers, sobre o filme 'A Baleia', um grande filme (mais um) da produtora 'A24' que eu estou amando e que estava indicado á várias categorias do Oscar e não sei o motivo que não conseguiu ganhar, mas por contraponto, outro filme da mesma produtora ganhou que foi o 'Tudo e em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo'.

 Mas vamos lá: estreando no dia 23 de Fevereiro de 2023 contendo 117 minutos de duração sendo dirigido e roteirizado por Darren Aronofsky, no elenco do filme 'A Baleia' contamos com Brenda Fraser no papel principal, Sadie Sink, Hong Chau, Ty Simpkins, Samantha Morton, dentre alguns outros.

 O filme conta a história de Charlie, um homem que sofre de obesidade pesando mais de duzentos quilos onde não tem contato humano algum no mundo exterior. Ele leciona pra uma faculdade pela câmera (desligada) de seu notebook e sofre várias dores no coração, dentre outros sintomas que apontam que seu tempo de vida é muito curto. Ele não tem dinheiro e Liz, uma cuidadora, o ajuda nas necessidades básicas já que ele não pode e não quer ir pra um hospital e nesse meio termo, sua filha Ellie reaparece depois de muitos anos, uma adolescente rebelde, onde o pai precisa ajudar.


 O trailer do filme me emocionou e eu fui obrigado á assistir o mais rápido possível e me deparei com um dos melhores filmes do ano de 2023 (sim, e tem alguns que apontam que não fazem mais filmes como antigamente). 'A Baleia' é um filme lindo e extremamente impactante onde somos absorvidos com muita rapidez pela vida monótona de Charlie que vive uma vida extremamente perigosa com seus problemas de saúde graves onde, ás vezes, ele não resiste e ataca tudo o que ele pode pra tentar aliviar a ansiedade que lhe é causada agravando ainda mais os seus problemas.
 O longa nos deixa extremamente tensos com o personagem, pois ele passa mal inúmeras vezes, mas não liga muito pra saúde, pois constantemente ele come porcarias e continua com essa vida até aguentar. Focando nessa vida, o longa nos apresenta mais três personagens: Liz que cuida dele de bom grado, já que ele não tem dinheiro pra pagar uma cuidadora ou alguém que possa ajudá-lo, Ellie, sua filha que está no último ano do Ensino Médio, uma adolescente revoltada com tudo que aconteceu referente ao pai e a mãe e Thomas, um jovem que prega a palavra de Deus, mas parece que ele esconde algumas coisas.
 Com esses personagens o longa fica redondo e mais 'dinâmico' onde outras situações vão acontecendo, mas sem perder o centro de tudo: Charlie e os seus problemas, onde toda vez que ele sente que vai morrer ele pega uma folha com a 'redação perfeita', pois o seu desejo é conseguir ouvir algumas palavras delas em seus últimos suspiros de vida e isso acontece algumas vezes, pois seu estado de saúde não está nada bem.


 Eu amei o filme 'A Baleia' e sim, nos últimos minutos finais caíram algumas lágrimas de meus olhos, onde é muito difícil, pois eu só choro com filmes envolvendo cachorros. Mas esse longa é muito forte e impactante com todas situações envolvidas onde, ao decorrer do filme, descobrimos os motivos de Charlie ter chegado naquele ponto, as escolhas de sua vida e os motivos dele não querer ir á um hospital pra se tratar.
 Realmente é um filme incrível, uma história muito boa que foi gravado em 4:3 (não em widescreen) onde muitos podem dizer que foi 'frescura do diretor' pro filme se tornar diferenciado, mas não, nesse tipo de gravação, parece que tudo que a câmera foca fica maior e mais evidente como o próprio corpo de Charlie e a casa pequena dele que parece ainda menor com as caminhadas e personagens indo de um lado pro outro, fez todo o sentido e eu amei.
 Considerações finais: uma pena que aparecem poucos filmes no ano que podem se igualar á 'A Baleia' ou terem a mesma situação, um drama espetacular pra assistir, uma história rica de sentimentos, pois não acontecem muitas coisas e não existem muitos personagens, mas o telespectador quer saber o motivo disso e daquilo onde tudo é explicado e alguns se entristecerão com tais respostas. É um filme lindo onde as atuações são incríveis e eu abraço com muito sentimento esse grande filme chamado 'A Baleia' que será lembrado pra sempre! Com isso, o espaço 'Black Dog' classifica o filme como um 'ótimo' (quatro estrelas) longa, muito bem trabalhado, personagens com sentimentos e estilos diferentes dentro de uma situação extremamente delicada onde Charlie só quer tentar arrumar as coisas e mostrar que ele realmente se importa, diante de tantos problemas que ele sofre.
 Antes de ver os vídeos sobre este filme eu quero agradecer muito a sua visita aqui no 'Black Dog', saiba que é de extrema importância, pra mim, que você leia minhas críticas sobre os mais variados filmes e como eu sou cinéfilo eu fico muito feliz que outras pessoas estão sabendo qual minha opinião e que possa compartilhar a sua no campo de comentários do filme desejado agregando ainda mais a postagem. Se puder, compartilhe esse espaço com seus amigos e parentes, em suas redes sociais pra aumentar a visibilidade do 'Black Dog' e ele se tornar mais popular, mais relevante e que mais pessoas possam desfrutar das críticas que faço aqui! Ficarei imensamente grato com a sua ajuda. Se puder você pode estar realizando um pagamento via PIX pra mim: LUIZLUCAS73@GMAIL.COM, pois eu tenho gastos com contas, manutenção do computador que utilizo e mais, então se você gostou do ambiente organizado, da maneira que eu escrevo e quer incentivar esse espaço á crescer, por favor, ajude com qualquer valor, pois eu ficarei imensamente grato! Obrigado e, agora sim, confira quatro vídeos sobre o filme 'A Baleia'.





Nenhum comentário:

Postar um comentário