sexta-feira, 8 de abril de 2022

Encontros e Desencontros

                                               

 'Encontros e Desencontros' é o filme de hoje abrindo o baú pra revisitar ou conhecer alguns filmes antigos e que não se fala muito hoje em dia e 'Encontros e Desencontros' é um deles que eu não conhecia (pasmem), porém sabia que tinha um longa puxado um pouco pro romance sobre uma jovem chamada... Scarlett Johansson que era uma loirinha muito linda e hoje se tornou uma mulher estupenda (sério, sou apaixonado por ela), estreando no dia 23 de Janeiro de 2004 sendo dirigido e roteirizado por Sofia Coppola ao lado de Lance Acord e Nancy Steiner (que ajudaram no roteiro), no elenco contamos com Bill Murray, Scarlett Johasson, Giovanni Ribisi, Anna Faris, Daikon, David Clennon, Hiromi Toshikawa, Takashi Fujii, dentre outros.

 O longa conta duas histórias: a de Bob Harris, uma estrela de Hollywood que foi até o Japão pra fazer um 'job' pra uma marca de um uísque requintado onde ele estava ganhando 2 Milhões de dólares (é dinheiro ou não é?), ele é um homem de certa idade e tem uma esposa e filhos que parece não ligar muito pra ele. Por outro lado temos a jovem (e linda) Charlotte que se casou cedo com um fotógrafo novato que trabalha muito e não tem muito tempo pra ela que vive de calcinha no apartamento indo de um lado pro outro e, ás vezes, decide ir pra algum lugar pra passar o tempo e ter alguma inspiração pro futuro. Ambos são americanos, mas decidiram ir morar no Japão. Um dia, Charlotte acaba encontrando Bob Harris e os dois decidem... Conversar.


 Apesar de ser um 'cinéfilo' (pelo menos eu acho que sou) eu não assisti todos os clássicos ou filmes que são valiosos (ou que um dia já foram) e estão por aí. Numa rede social vi uma garota falando desse filme onde eu já queria assistir lembrando que tinha um da Scarlett Johansson, atriz que admiro demais pelo talento e beleza, que trabalhou quando era jovem. Fazia um tempo que eu estava atrás do nome, mas não o conhecia até pintar a chance dessa garota ter assistido ao longa e me responder com o nome que não demorou muito pra mim ir atrás e finalmente assistir ao longa.
 Antes de falar dele (sem spoilers, pois você deve assistir), eu acredito muito que 'Encontros e Desencontros' foi um filme muito bom em 2004 quando lançou, porém foi esquecido com o tempo só sendo lembrando pelos entusiastas da atriz, do próprio Murray ou que gostaram mesmo do filme e adquiriram ou costumam assistir ás vezes como faço com os meus que gosto. Pois atualmente ele é um longa bem esquecido e que ninguém se lembra (quase ninguém) chegando a ser um pouco triste, pois é um filme muito bom, mas acredito que tenho os meus 'por quês' dele não ser tão lembrado.
 Eu adorei 'Encontros e Desencontros', é um filme com uma história muito boa e diferente da maioria dos filmes, pois quando vimos a garota cansada de ser deixada de lado do noivo e um homem de certa idade (uns 50 anos) famoso e 'boa pinta', além de ser renomado, já pensamos que eles vão unir o 'útil ao agradável' e ficarem juntos, pois ele não tem atenção da família e ela está insatisfeita com o relacionamento que tem. Isso aconteceria em qualquer filme! É a 'situação perfeita' pra acontecer um romance, um caso! Mas não é isso que acontece.
 Por isso que 'Encontros e Desencontros' é tão diferente e, talvez, não seja tão lembrado atualmente, pois o longa não tem aquele 'fogo da paixão' com esses dois personagens, mas o sentimento de um querer estar com o outro existe, mas eles são fieis ás vidas que seguem e não querem traição ou mudarem o rumo de suas vidas por causa desse 'encontro'.


 É um filme bonito, os dois saem bastante e se divertem muito e da pra ver nas reflexões de seus olhares como o do personagem de Bill Murray na cena acima que ele pensa em estar com ela, viver uma nova vida, recomeçar e continuar com aquele estilo legal, cheio de pessoas e começar uma história, mas não. E ela também também tem esse ponto de vista, mas talvez não dê o passo porque ele também não facilita nenhuma 'entrada' pra alguma relação ou vice-versa. É 'confuso', mas o amor é confuso! Esse é o grande barato de 'Encontros e Desencontros'!
 Não sei e acredito que não seja um clássico, pois filmes 'clássicos' são sempre lembrados e eu nunca vi alguém falar desse filme aqui (pelo menos na minha bolha ninguém falou dele), mas eu adorei ter assistido e conhecido. Talvez 'Encontros e Desencontros' não 'brilhou' tanto por não mostrar muita emoção e ser um longa mais 'respeitoso ao manter as emoções contidas' e, com isso, o longa ficou meio... 'Sem sal'? Ok, essa não é a palavra, mas entenda minha linha de raciocínio: com amor, cenas românticas o longa vira algo caloroso e com 'sabor', mas este não teve nada disso e por isso eu o classifiquei como 'sem sabor', mas em relação a esse exemplo simples que citei aqui.
 Se você não assistiu 'Encontros e Desencontros', faça esse bem pra você e assista! No longa tem várias situações, algumas histórias e isso que eu contei não é nada e não vai te atrapalhar em nada na experiência de assisti-lo! Me diverti muito, foi bonito e sabemos que existem vários 'encontros' desse tipo onde as pessoas se respeitam e, por alguma explicação, elas preferem continuar com a vida que está e não 'ter o trabalho de recomeçar' ou 'explicar o fim de uma história com alguém', ou 'não trair'... Enfim, diversas situações que poderiam ser problemáticas (ou não), para uma 'nova vida' com uma 'nova pessoa'. O espaço 'Black Dog' classifica 'Encontros e Desencontros' como um 'ótimo' (quatro estrelas) filme, mesmo ele não tendo 'muito sabor' da pra enxergar nos detalhes e nos olhares que uma grande história de amor aconteceria (ou vai acontecer! Assista!) entre essas duas pessoas.
 Antes de conferir os vídeos relacionados sobre o filme aqui criticado eu peço, por favor, se você gosta do espaço 'Black Dog', visita regularmente, já pegou dicas de filmes aqui, gosta do meu jeito de abordar os filmes e a organização do site (blog, enfim...), por favor, faça uma doação com o valor que você puder pela CHAVE PIX: luizlucas73@gmail.com pois tudo isso é trabalho galera, eu sou um criador de conteúdo e tenho gastos em realizar esse serviço como tempo, conta de energia, internet e manutenção do computador, pois as coisas não são eternas! Esse espaço tem mais de três anos de existência e pouquíssimas pessoas colocaram a mão na consciência que isso é um tipo de trabalho que faço com amor pra vocês quase que diariamente e deram um valor pra mim continuar com o projeto, mas pra isso continuar indo pra frente eu preciso que mais pessoas ajudem. Espero que pensem na ideia, pois ajudará demais ok? Muito obrigado e fique agora com três vídeos sobre o longa 'Encontros e Desencontros'.



Nenhum comentário:

Postar um comentário