quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Pequena Miss Sunshine

                                

 'Pequena Miss Sunshine' é um filme que mistura drama com pitadas de comédia dentro de uma 'aventura familiar' lançado no dia 20 de Outubro de 2006 (sim, faz um tempo) sendo dirigido por Jonathan Dayton e Valerie Faris onde Michael Arndt roteirizou o longa. No elenco temos a lindinha Abigail Breslin que hoje está uma garota sensacional que trabalhou nos dois filmes da franquia 'Zumbilândia' (quem viu já sabe), o grande Steve Carell, Paul Dano, Toni Collette, Alan Arkin, Greg Kinnear, Bryan Cranston, Gordon Thomson, dentre outros.

 Primeiramente o filme 'Pequena Miss Sunshine' levou dois Oscars pra casa no ano de 2007 como 'Melhor Roteiro Original' e 'Melhor Ator Coadjuvante' para Alan Arkin, no festival 'César' na França venceu como 'Melhore Filme Estrangeiro' e no 'MTV Movie Awards' a linda Abigail Breslin levou o prêmio como 'Melhor Revelação'. Agora ao filme: temos a pequena Olive Hoover que sonha em vencer um concurso de beleza onde seu avô ensinou a ela uma coreografia que sempre os dois treinam, porém a família não é 'normal' (qual na verdade é?), pois esse avô é viciado em heroína, seu filho Ricahrd é um 'coach' que fica enchendo o saco sobre 'vencer, vencer e vencer', Dwayne que é o irmão da pequena Olive fez um juramento onde não podia falar então ele só mexe a cabeça e escreve algumas coisas num papel fazendo o 'adolescente rebelde' que detesta pessoas. Temos a matriarca Sheryl que parece a 'mais normal' tentando carregar todos e, por fim, seu irmão Frank que estava internado numa clínica, pois tentou cometer suicídio e como o pano não cobria ele ficar em no hospital ele foi morar com a família. O time está formado e tudo caminhava 'normalmente' até Olive receber uma ligação sobre o concurso de beleza Pequena Miss Sunshine que ela vai apresentar a coreografia que seu avô a ensinou e, com isso, todos decidem cruzar o país com uma kombi (perua) bem velha pra realizar o sonho dessa criança.


Eu desconheço sobre o que falar de 'Pequena Miss Sunshine', pois sou muito grato a este lugar 'Black Dog' que me proporciona assistir diversos filmes, até mesmo filmes que eu não ligaria pra assistir e de um tempo pra cá (dois anos e pouco, a idade desse espaço) eu venho assistindo de tudo, como filmes que, como este, na época eu não ligaria e não queria assistir nem se me pagassem, pois eu realmente tinha um horizonte muito limitado (limitadíssimo) para filmes na juventude e adolescência onde só filmes de ação (que por coincidência hoje não me atrai) e de terror (opa, terro é bom) eu dava valor e de resto não ligava, olha lá pra comédia. Porém ontem me lembrei de 'Pequena Miss Sunshine' e resolvi assistir e uma palavra define o longa: fabuloso.
 Eu amei o filme simplesmente porque amei. Ele não tem uma grande história com reviravoltas e tal, mas a sua simplicidade consegue atrair e muito o telespectador pra essa 'aventura familiar' (eu sei que repeti isso) de 102 minutos junto com os personagens que aqui são pontos altos junto com seus problemas: um que tem medo de perder, outro que não da mais valor pra vida, outro que não tem muita idade e já pensa que a vida é uma droga, outro que já tem muita idade e se tocou que não aproveitou nada da vida e no meio dessa bagunça familiar toda temos a jovem Olive que sonha ganhar um concurso de beleza, porém ela não 'segue á risca' como a maioria das meninas que treinam, se esforçam pra vencer e outras coisas, pois o ponto aqui é (e também sentimos um 'puxão de orelha' do lado desses concursos) pois crianças são crianças e elas devem se divertir e não ficar se preocupando com coisas como um 'concurso idiota', pois elas terão a vida inteira pela frente pra se preocupar com escola, faculdade e emprego e, agora criança que tem a vida livre pra fazer o que bem entender se preocupar com um concurso de beleza? Sério?
 'Pequena Miss Sunshine' traz uma mensagem crítica muito interessante, é um daqueles filmes que termina e você quer ver novamente e só não vi ontem de novo, pois ele terminou ás uma e pouca da manhã. A aventura que o filme apresenta é muito legal, pois acontecem muitas coisas no meio do caminho envolvendo toda família e sempre o filme tem algo pra nos apresentar e até mesmo nos dar algumas surpresas e isso é ótimo! Deu pra perceber que o roteiro ficou extremamente bem trabalhado dentro da proposta que nos foi oferecido nos trazendo um lona com uma qualidade incrível!
 Antes de finalizar eu tenho que parabenizar ao elenco incrível que o longa reuniu: Steve Carell é um ótimo ator e aqui ele atua em um de seus melhores papeis mesmo os holofotes não estando em cima dele o tempo todo, Paul Dano é ótimo, aqui ele era adolescente, mas eu já curtia seu estilo. Toni Collette é uma atriz grande, mas, se eu não me engano, não apareceu muito e trabalhou incrivelmente bem em 'O Hereditário' e aqui também aparece desempenhando um ótimo papel e, por fim, Abigail Breslin que, já dava pra perceber que a garotinha nasceu pra atuar e isso é um fato, hoje participou de vários filmes ao lado de grandes nomes.
 Com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'Pequena Miss Sunshine' como um 'ótimo / excelente' (quatro estrelas e meia) filme, pois realmente o longa é memorável, gostoso de assistir e se você não conhecia ou não chegou a ver, faça um favor de assistir! O final é grandioso e eu amei como a obra inteira onde o desfecho é tão simples e delicado representando toda obra como um todo até os momentos finais.
 Só um recado rapidinho porém muito importante e tentarei ser breve, este espaço 'Black Dog' está precisando de contribuições pra continuar no ar, pois infelizmente não consegui nenhum patrocínio ou reconhecimento dele através dos filmes que critico e será de extrema ajuda você, leitor, cinéfilo ou curioso sobre o assunto nos ajudar, se possível, com qualquer quantia. Clique aqui pra ser direcionado para a página onde explico melhor e não esqueça de divulgar esse espaço para seus amigos da internet (e fora dela) em suas redes sociais e tal, pois será de extrema importância! Grato de coração. Fique agora com quatro vídeos sobre o longa 'Pequena Miss Sunshine'.




Nenhum comentário:

Postar um comentário