E hoje venho trazer o filme 'A Órfã' que fez um sucesso considerável no ano de 2009 (sendo lançado no dia 4 de Setembro de 2009) e me lembro como se fosse hoje que em tudo que era lugar tinha esse filme e as campanhas de marketing de TV a Cabo, canais dedicados a filmes e afins traziam algumas cenas desse longa da Warner Bros. pois realmente o mesmo marcou época e muitos se lembram dele, alguns cruzaram seu caminho e podem não se lembrar logo de cara, mas se puxar na memória e ter vivido essa época quando era adolescente vai se lembrar. Dirigido por Jaume Collet-Serra e roteirizado por Alex Mace e David Leslie Johnson-McGoldrick no elenco temos Vera Farmiga que atualmente brilha na mesma produtora com a franquia 'Invocação do Mal', Isabelle Fuhrman, Peter Sarsgaard, Aryana Engineer, Jimmy Bennett, Genelle Williams, CCH Pounder, dentre outros.
(Não sei o motivo desse espaçamento leitor, a plataforma 'Blogger' agora que mudou está apresentando vários 'bugs' e sem dar espaço fica muito junto e ruim de ler, espero que volte ao normal o quanto antes). O filme conta a história de uma mulher que é casada e tem um casal de filhos onde estava esperando o terceiro que se chamaria Jessica, porém ela morreu e a mulher sentiu um grande vazio e decidiu, com o marido, adotar uma criança. Chegando no orfanato eles ficam animados ao ver uma garotinha de nove anos no quarto pintando mostrando ser muito inteligente e não se misturando com outras crianças que estavam na festa. A família decide adotá-la, onde ela diz vir da Rússia, porém não demora muito pra esse 'sonho' se tornar um pesadelo e toda a família correr grande risco de vida e os envolvidos também.
Desde aquela época pra cá eu vi o longa umas três vezes (quatro no máximo), pois ele não é aquele tipo de longa de se assistir sempre, pois realmente existe um grande segredo sobre a personagem Esther (a garota adotada) e depois que assistimos e sabemos o que ocorreu o longa 'perde a graça' de se assistir novamente, porém depois de algum tempo (alguns anos) é muito bacana relembrar e mergulhar na 'nostalgia' que o longa traz (11 anos minha gente), mas vamos falar do longa. 'A Órfã' é um filme da 'Dark Castle' com a 'Warner Bros.' muito bem produzido tendo 123 minutos de duração que não passam voando, mas tem uma velocidade interessante pra se assistir quando tiver tempo e pra apreciar o longa. A história realmente é muito, mas muito bem bolada e interessante onde, em algumas cenas, nos deixa de 'queixo aberto' com os acontecimentos, pois estamos tratando de uma criança aqui e o que ela faz é de arrepiar!
O longa não é de terror, isso é, não pense que Esther é possuída por demônios ou existe um exorcismo no longa, muito pelo contrário, o filme 'A Órfã' é um longa com 'pé no chão' sem nenhum misticismo ou elementos sobrenaturais envolvidos na história, realmente nenhum, então não precisa ficar com medo, pois realmente o longa não traz esse 'teor', mas traz tensão em muitas cenas e acontecimentos o que realmente é muito bom, pois a qualidade aqui aplicada é indescritível. Ponto extra para a atriz Vera Farmiga que realmente é incrível e antes desse filme eu não lembro de tê-la visto, mas se mostrou incrível interpretando a mãe aqui e Isabelle Fuhrman não fica atrás, uma criança que agora já uma 'jovem adulta' estava brilhante e realmente dava arrepios ver o que sua personagem era capaz de fazer. O longa sofre evoluções, mas o interessante é que o 'time' dele é quase excelente, pois as coisas vão acontecendo quando precisam acontecer e as situações vão se desenrolando junto se tornando 'mais pesadas' com o passar do tempo presente no filme.
Realmente 'A Órfã' é um longa incrível que guarda um grande segredo, porém como dito é um daqueles filmes incríveis que não é bacana assistir duas ou três vezes por ano, pois quando tudo é revelado a coisa toda 'perde a graça', pois você sabe o que o final guarda. O ápice do longa também é muito interessante e tem um gás grande como toda obra, realmente. Com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'A Órfã' como um 'ótimo / excelente' (quatro estrelas e meia) filme, pois ele realmente tem uma qualidade que impressiona e se você gostou da sinopse acima e os vídeos sobre o filme que verá abaixo irá gostar demais do conteúdo que irá ver. Depois do filme, mesmo ele tendo um 'final' que não tem gancho algum com outro filme (na época que eu me lembre não era tão comum se não me falha a memória) se ouvia muito falar em 'A Órfã 2', mesmo este tendo um 'final definitivo', mas nada da 'Warner Bros.' dar 'sinal verde' pra alguma sequência ou filme derivado. Porém em 2020 tudo mudou pra felicidade de alguns e infelicidade de outros, pois agora é 'moda' criar sequências pra tudo (ou filmes derivados como 'Invocação do Mal' que só tem dois, porém quatro filmes derivados), e estava marcado pra começar as filmagens este ano de 'A Órfã 2' (não sei se seria este nome), pois o longa será um 'prequel' isso é: uma história que se passa no passado deste filme e, com certeza, apostará na 'nostalgia' e sucesso que 'A Órfã' fez em 2009. Eu pra falar a verdade não preferia ver um novo longa com a Esther que, com certeza, contratarão uma outra atriz já que ela tem hoje 22... 23 anos de idade, por outro lado a 'Warner Bros.' não brinca em serviço e se ela aceitou fazer um outro filme ela tem pessoas que tem uma história bem bacana e tenebrosa pra contar, então veremos e sim, será um longa que eu veria no cinema. Basta esperar agora com essa pandemia que atrasou tudo e veremos quando tudo isso passar se a ideia ainda estará de pé (tudo indica que sim). Veremos.
Só um recado rapidinho porém muito importante e tentarei ser breve, este espaço 'Black Dog' está precisando de contribuições pra continuar no ar, pois infelizmente não consegui nenhum patrocínio ou reconhecimento dele através dos filmes que critico e será de extrema ajuda você, leitor, cinéfilo ou curioso sobre o assunto nos ajudar, se possível, com qualquer quantia. Clique aqui pra ser direcionado para a página onde explico melhor e não esqueça de divulgar esse espaço para seus amigos da internet (e fora dela) em suas redes sociais e tal, pois será de extrema importância! Grato de coração. Confira agora três vídeos sobre o longa 'A Órfã' e comente aqui se você se lembra da época de estréia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário