domingo, 14 de junho de 2020

Sexta-Feira 13


 Aqui no 'Black Dog' terminamos de falar sobre todos os longas da franquia 'Hora do Pesadelo' e não podia deixar de faltar a franquia 'Sexta-Feira 13' que também é um grande clássico onde muitos filmes atuais 'bebem da fonte' dessa franquia tendo um personagem chave da cultura pop que sempre estará no meio de nós onde podemos citar que ele é um dos pioneiros desse gênero de assassino matando jovens de uma forma brutal, mas será que essa 'receita' começou a ser produzida e apresentada nesse filme aqui? Vamos ver.
 'Sexta-Feira 13' estreou no dia 1 de Dezembro de 1980 sendo dirigido por Sean S. Cunningham que também roteirizou ao lado de Victor Miller e Ron Kurz. No elenco temos Adrienne King, Betsy Palmer, Kevin Bacon (sim, aqui ele era um adolescente ... Ou quase), Jeannine Taylor, Laurie Bartram, Harry Crosby, dentre outros.
 O filme conta a história de um acampamento chamado 'Crystal Lake' (Lago de Cristal) que foi fechado na década de 50 por alguns acidentes acontecerem, como um que uma criança se afogou enquanto os monitores estavam namorando e nem perceberam (criança de 1950... Suspeito né?), mas atualmente (na década de 80) eles decidem abrir com muito esforço novamente contratando novos monitores pra fazer daquele lugar um sucesso, porém um assassino vive na floresta e está em busca de matar o pessoal.


 Sem discussão alguma que 'Sexta-Feira 13' é um grande clássico e um filme importantíssimo pra história do gênero e até mesmo do cinema onde todos conhecem Jason e ligam 'Sexta-Feira 13' que já não era uma data tão 'bem vista' com um personagem assassino. Mas por quê 'Sexta-Feira 13'? Por causa do aniversário de um 'certo alguém'.
 Mas sem 'spoilers' vamos para a história que na verdade é um 'protótipo' de um longa do estilo já que ele realmente não é muito violento, tem seus momentos não pode ser comparado, por exemplo, com 'A Hora do Pesadelo' o clássico primeiro filme que tem chuva de sangue e tripas em tudo que é lugar (só uma comparação) e não estou dizendo que o longa do Freddy Krueger é melhor, mas ele veio anos mais tarde e, com certeza, 'bebeu da fonte' de 'Sexta-Feira 13' vendo o que faltava e, com certeza, ouvindo jovens falarem o que queriam a mais no filme e tal e desde o seu primeiro tem muitas cenas violentas e 'gore'.
 A história aqui são dos jovens monitores de Crystal Lake que tem o propósito de abrir o lugar, mas um assassino vai aparecendo e pegando um por um. Porém a história é muito morna, pois existem poucas (umas duas) cenas onde ele ataca realmente e o resto as pessoas já aparecem mortas só tendo o trabalho pra fazer a maquiagem e não o processo da vítima correr e tudo mais, o que seria muito interessante, mas não sei se na época eles não tinham 'condições financeiras' pra criar esse 'trabalho' com maquiagem e tal (pois efeitos especiais nessa época esquece) ou preferiram filmar desse jeito. A história segue bem padrão e apenas nos vinte minutos finais que o filme chega ao seu ápice mostrando uma nova personagem que começa a explicar alguns acontecimentos naquele local e citando um nome bem conhecido (que na época não era já que o filme se chama 'Sexta-Feira 13' e não 'Jason') e não, o Jason não aparece e muito menos sua famosa máscara, esquece, pois aqui é p início do início e as coisas estavam engatinhando.
 Com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'Sexta-Feira 13' como um filme 'mediano' (duas estrelas e meia), ele é um clássico, mas não chega a ser um filme bom, talvez pra época com assassinatos e uma pessoa misteriosa, mas a maneira que isso foi abordado como não tendo perseguições e nem cenas mais 'fortes e impactantes' deixou muito a desejar, mas também como eu disse, como isso era muito novo eles estavam fazendo um teste, vendo como essa 'nova receita de filmes' giraria com o pessoal, se iria agradar, se eles queriam mais sangue e essas coisas. Foi um filme importante, pois aconteceu uma coisa muito importante, mas a história em si é bem morna e sem o Jason. 
 Antes de finalizar eu quero lembrar que esse espaço 'Black Dog' está aceitando contribuições. Você pode se perguntar os motivos e é simples, o espaço está crescendo e infelizmente não temos nenhum patrocínio pra ajudar financeiramente. Eu trabalho duro, bolo os textos e assisto os longas pra trazer aqui pra você leitor, curioso ou cinéfilo com um conteúdo 100% original e isso é um tipo de trabalho e da trabalho pra fazer e criar, não é algo simples e além de consumir tempo consome outros serviços pra fazer acontecer como energia e internet. Com isso eu quero pedir sua ajuda clique aqui pra você ser direcionado pra página onde explico mais e lá você encontra o meio de como estar ajudando com qualquer valor que não lhe fará falta, pois realmente qualquer valor será muito bem-vindo e estarei realmente grato, pois reconhecerei que você está gostando e apoiando esse trabalho que faço de todo coração! Muito obrigado mesmo e pra ajudar compartilhe com amigos, parentes e vizinhos e compartilhe as postagens de filmes em suas redes sociais pra ajudar a aumentar os acessos no 'Black Dog' e, talvez, um dia ele virar referência em críticas de filmes e esse é o meu foco e estou dando o meu melhor, porém sozinho não posso fazer nada então preciso da ajuda de todos vocês! Obrigado de coração! Confira abaixo três vídeos sobre o primeiro filme 'Sexta-Feira 13' lá da década de 80.



Nenhum comentário:

Postar um comentário