domingo, 10 de fevereiro de 2019

Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças


 'Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças' (título original: 'Eternal Sunshine of the Spotless Mind') é um longa de drama muito conhecido onde Jim Carrey faz o papel principal considerado por muitos a melhor atuação do ator por ser um longa 'diferente' dos que ele está acostumado a trabalhar (que é comédia), porém eu discordo, mas enfim. Estreando no dia 23 de Julho de 2004 tendo quase 110 minutos de duração o longa é dirigido por Michael Gondry e roteirizado por ele com a ajuda de Charlie Kaufman e Pierre Bismuth onde a ideia veio do artista plástico chamado Pierre (que roteiriza) que é amigo do diretor (que roteiriza também) que sugere uma história de um homem que recebe um cartão na caixa de correspondências dizendo 'alguém apagou você da memória' e o longa se construiu por inteiro a partir dessa ideia minima. No elenco temos Jim Carrey como papel principal (Nicolas Cage foi cotado e acredito que seria muito bacana tê-lo, porém ambos são grandes atores), Kate Winsleat, Kirsten Dunst, Mark Ruffalo, Elijah Wood (elenco de peso), Tom Wilkinson, Thomas Jay Ryan, dentre outros.
 O longa começa com Joel, um homem muito quieto e retraído que tem uma vida muito monótona e chata onde ele vai pro trabalho e volta pra casa sem nenhuma novidade ou algo divertido pra fazer. Muito solitário ele acaba gostando de uma garota que vê numa lanchonete num dia que ele decide não ir trabalhar inventando uma desculpa pra não comparecer. Mencionando que ele sempre se apaixona por garotas nos lugares que vai, essa acaba percebendo-o e eles se encontram na estação de metrô na volta onde decide conversar com ele. Clementina é o seu nome, uma garota despojada, ansiosa, que fala bastante e muito agitada que começa uma história com Joel que diz em um momento que poderia morrer de tanta felicidade que estava sentindo em um determinado momento (quando deita com ela num lago congelado como numa parte do poster acima). Porém perto do dia dos namorados ele compra um presente pra ela e indo até o seu trabalho ela o vê e simplesmente não o reconhece, e pior, ela está com outra pessoa e Joel não entende nada indo desabafar com um casal de amigos até encontrar um cartão pertencendo a ela que dizia ter apagado todas as memórias de Joel de sua mente. Com isso ele decide ir até a tal 'clínica' especializada nesse assunto e deseja saber mais sobre o que ela faz.


 'Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças' pra muitos é um filme grandioso, lindo e muito original e eu aqui vou fazer minha parte de falar sobre o longa levantando seus pontos altos e baixos e dando uma avaliação final de toda obra como sempre costumo fazer (vocês já estão acostumados, esta é a 259 postagem). Realmente o longa tem uma equipe de peso onde eles eram bem jovens na época (Elijah Wood parecia um garoto na adolescência) pois tinham muito talento aqui. O longa tem uma ideia original incrível sobre essa 'forma fácil' de "se aconteceu algo errado na minha vida, um relacionamento que a pessoa me machucou eu vou na clínica e apagar ela da memória e tudo que aconteceu', pra muitos iriam ser uma 'mão na roda' e elas nem ligariam de tirar algum proveito da história, muitos iriam apagar e pronto, pra não sofrer e isso que acontece aqui.
 Estamos perto do dias dos namorados (uma data que eu adoro, transpiro sarcasmo) e tal consultório está cheio, pois muitas pessoas lembram das decepções que teve (de anos passados ou atuais) e querem apagar tais histórias pra não sofrer mais e Joel vai nesta época e descobre que Clementina fez isso e por impulso ele resolve fazer tal procedimento onde ele deve jogar tudo relacionado a garota fora e dormir com uma coisa na cabeça que é ligada a um computador que mapeia o cérebro dele e vai apagando as memórias relacionadas a pessoa pra ele acordar e não se lembrar mais dela, porém a situação começa a ficar 'feia' quando ele desiste do procedimento enquanto o mesmo está em execução e tenta lutar contra a tal tecnologia pra não esquecer a Clementina (isso não é um 'spoiler' e sim o impulso do filme).
 É uma história original como eu disse, na maior parte do tempo 'viajamos' por meio de muitas e muitas memórias e acontecimentos que eles tiveram juntos e foram memoráveis para Joel que conta tudo pra Clementina de sua cabeça e ambos tentam 'burlar' tal tecnologia. É um longa bonito, tem suas situações e até mesmo citações. Por se passar muito dentro das memórias de Joel, o longa se torna um pouco confuso e 'fantasioso' onde muitas coisas estranhas acontecem e sem nexo, mas pra não ficarmos nessa 'viagem maluca' temos também algumas situações acontecendo com outros personagens como a própria Clementina e até mesmo com o operador da máquina, o doutor e a atendente, claro, situações que ficam em segundo plano, porém são importantes pro trama (uma mais importante que as outras) e o longa segue.
 Eu achei muito interessante e 'original', porém muitos colocam ele no topo como uma 'obra-prima' (se você coloca ok, você pode conhecê-lo nesta postagem e decidir colocar depois que assistir), mas pra mim faltou mais coisas pra ele ser melhor, ou talvez a história que ele empregou pra trama 'ser executada' seja 'limitada' pra outras situações ocorrerem, pois eu achei ele realmente com muitas ideias, um roteiro bem escrito e elaborado, porém limitado dentro dessa ideia de 'apagar memórias', mesmo ele empregando outras situações com outros personagens e tendo surpresas pro telespectador. Com isso, o espaço 'Black Dog' classifica 'Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças' como um 'bom / ótimo' filme (três estrelas e meia) sendo uma obra muito bacana de conferir com uma história super inteligente e interessante, pois já pensou se isso existisse de fato? Lembrando que o longa irá encerrar e o telespectador ficará cheio de teorias sobre o motivo 'disso e daquilo', pois o longa traz esse 'propósito', com um final 'diferente' e até mesmo 'confuso' dentro de tudo que o longa apresentou pegando o telespectador de surpresa. Se tiver uma ideia diferente e quiser discutir sobre isso, por favor, use o campo de comentários abaixo, tudo bem? Siga com três vídeos sobre o filme.



Nenhum comentário:

Postar um comentário