E depois de dezesseis anos eles decidiram retornar atrás pra tentar mostrar que o projeto 'Blair Witch' tinha força esquecendo totalmente o segundo filme intitulado como 'O Livro das Sombras', primeiro se chamaria 'The Woods', mas na 'San Diego Comic-Con 2016' mudaram para 'Blair Witch' ('Bruxa de Blair', diferente de 'A Bruxa de Blair' que foi o primeiro) e eu acabei de falar sobre o primeiro que lançou em 1999 com todas curiosidades e o motivo do longa ter se tornado um clássico aqui no 'Black Dog' então clique aqui e leia tal postagem também que está muito boa!
Agora vamos focar em 'Bruxa de Blair' que estreou no dia 15 de Setembro de 2016 prometendo dar mais força pra franquia que depois de tantos longas do estilo 'found footage' serem produzidos, eles pensaram que o nome 'Blair Witch' ainda poderia chamar atenção e retomar com o estilo e trazer mais público (só lembrando que ele foi lançado depois do filme 'Atividade Paranormal' que também emprega esse estilo de gravação que conseguiu atingir milhões de pessoas, porém depois foi perdendo a força).
Dirigido por Adam Wingard e o roteiro de Simon Barrett, no elenco contamos com James Allen McCune, Brandon Scott, Callie Hernandez, Valorie Curry, Wes Robinson e Corbin Reid.
Começamos com a ideia de James que é o irmão da garota desaparecida do primeiro filme onde ele tinha quatro anos de idade quando tudo aconteceu (furo: tem uma parte no primeiro filme de 1999 onde ela pede perdão aos pais e aos pais dos amigos para a câmera caso ela morra e as gravações fossem encontradas, ela só agradece aos pais e não cita nenhum irmão, mas aqui inventaram um irmão) e que vendo um vídeo na internet sobre a floresta ele tem certeza que vê em 'um frame' a irmã dentro de uma casa, só lembrando que quando as filmagens foram descobertas, cem homens foram na floresta pra tentar encontrar os jovens porém não conseguiram nada e nem acharam nenhuma casa. Mesmo assim James quer ver com os próprios olhos e conta com três amigos equipados com diversas câmeras e tecnologia (que em 1999 não existia) pra entrar na floresta e encontrar algo. Primeiramente eles vão procurar a pessoa que postou o vídeo na internet e descobrem que são um jovem casal que cresceram nos arredores ouvindo toda lenda e histórias da bruxa, porém eles só irão dizer o ponto certo onde encontraram a filmagem se forem juntos. Agora um grupo de seis pessoas estão á caminho da floresta que guarda um grande mistério e história terríveis envolvendo uma bruxa e James está certo que irá encontrar sua irmã desaparecida a mais de uma década.
Eu assisti ontem primeiramente o de 1999 e depois este pra comparar e ver as evoluções dentro do mesmo projeto e lhe digo que foi uma experiência muito legal e divertida. Primeiramente, o 'enfoque' deste filme é 'ser perseguido na floresta' enquanto o primeiro focou em 'estarem perdidos'. Não posso dizer o contrário, a ajuda com a nova tecnologia, mais câmeras e mais personagens envolvidos ajudaram e muito este terceiro filme a ficar mais 'dinâmico' e aumentar a tensão onde no primeiro a história ficava dando muitas voltas.
Os personagens mostram personalidades diferentes o que gostei muito e não demora muito pras coisas ficarem estranhas como sons e a presença de 'vodu' feitos de madeiras enrolados em árvores o que deixa a história mais 'tensa'. Algumas situações acontecem, temos até um 'drone' que filma á cem metros de altura pra tentar localizar a casa, porém logo a tecnologia é descartada. 'Bruxa de Blair' conseguiu fazer o que o primeiro de longe não conseguiu: dar vida aos depoimentos dados.
Coisas estranhas acontecem, eles ficam perdidos e relógios, GPS e transmissores param de funcionar de repente enquanto eles estão dentro da floresta. O filme tem uma duração mediana com 90 minutos, mas mostra dinamismo diante das cenas e das situações e coisas que ocorrem. O ápice aqui foi preparado e posso dizer que no primeiro filme não aproveitaram e estou falando da casa onde os personagens conseguem encontrar (não é spoiler, esta na cara que eles não iriam ficar zanzando na floresta o filme inteiro) e algumas coisas 'pavorosas' acontecem dentro dela dando mais tempo para os personagens a explorar e ver se encontram algo e isso foi muito bom.
Acredito muito que 'found footage' e o cenário floresta casam muito bem e 'Bruxa de Blair' provou que não estou falando 'besteira'. O filme não é uma coisa de outro mundo e muito menos uma reviravolta com o 'Blair Witch Project' com o anseio deles fazerem mais e alimentarem transformando numa saga, mas eu senti que eles fizeram o longa por dois motivos: mostrar que o nome 'Blair Witch' ainda tinha fôlego e poderia mostrar mais e tentar 'limpar' o nome da 'marca' depois que o segundo filme manchou e posso dizer que eles conseguiram apresentando este filme 'inovador' ao gênero com uma repaginada bem trabalhada do primeiro aplicando dinamismo que o primeiro não teve quase nada e dando mais referência a outros pontos como a casa que acredito que muitos que viram o primeiro na época queriam que explorassem mais este cenário e não aconteceu. O final foi apresentado algo esperado por todos, então não tenho o que falar dele. Alguns críticos afirmaram que este filme era tão aterrorizante quanto 'O Exorcista' (onde?), como eu disse, realmente o filme me surpreendeu com esse dinamismo, o elemento perseguição foi muito importante e ter mais personagens também, mas não realçou tanto a ponto de se tornar um novo clássico. O espaço 'Black Dog' classifica o longa 'Bruxa de Blair', o terceiro e acredito muito ser o último filme, pois não temos uma história para um quarto e o que tinha de ser feito este terceiro já fez, como um 'bom / ótimo' filme (três estrelas e meia) sendo um dos melhores 'found footage' que já assisti estando ao lado de 'Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal' e 'Cloverfield: Monstro' que também foram ótimos dentro desse estilo (que eu me lembre são estes dois). Fique com três vídeos sobre o longa e se você viu o longa de 1999 e desinteressou pelo nome 'Bruxa de Blair' (ou viu o segundo e largou de mão de vez) dê uma chance pra este longa que acredito que irá gostar, aos meus olhos ele conseguiu salvar o nome, agora basta você conferir e deixar sua opinião abaixo sobre o filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário