segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Byzantium - Uma Vida Eterna


 E ontem eu assisti 'na surpresa' o longa 'Byzantium - Uma Vida Eterna' (título original: 'Byzantium') que estreou por aqui diretamente para as mídias e streaming em Abril de 2017 sendo um filme de drama dirigido por Neil Jordan e o roteiro ficou por conta de Moira Buffini que também é a cabeça da obra original. No elenco temos Saoirse Ronan (a garota que morreu no filme 'Um Olhar do Paraíso', eu disse que ela cresceu), Gemma Arterton, Caleb Landry Jones, Sam Riley, Thure Lindhardt, dentre outros.
 O longa conta a história de Eleanor e Clara, filha e mãe que são vampiras e vivem escondidas diante das pessoas e sempre se mudando de locação quando algo ocorre ou elas são descobertas. Elas possuem mais de dois séculos de idade e acaba encontrando dentro de uma situação o órfão Noel que oferece um tipo de hotel chamado 'Byzantium' onde elas acabam residindo até Clara inventar de fazer do local um prostíbulo pra ganhar dinheiro. Enquanto isso, Eleanor está cansada de ficar se escondendo e acaba conhecendo um garoto e decide contar a verdade, mesmo indo contra as regras de sua mãe.


 Temos uma história um tanto quanto estranha á seguir: primeiramente o longa conta a história de mãe e filha que são vampiras (até aqui tudo bem) guardam um segredo e tal. Não parando por aqui, o longa 'troca a chave' do tempo passando entre o presente e o passado onde conta mais a história de Clara que era uma garota de programa há séculos passados e teve uma filha e situações ocorreram naquela época. Tentando arranjar dinheiro a qualquer custa ela abre um prostíbulo no hotel que pertencia á mãe de um homem que tinha acabado de conhecer enquanto Eleanor tem um 'envolvimento' com um garoto. Eu não sou muito fã de histórias sobre vampiros, aqui elas não queimam no sol e nem nada, só chupam o sangue mesmo e dizem ter mais de dois séculos de vida.
 'Byzantium' tem uma história bem fraca onde pequenos acontecimentos tentam envolver a história tentando transformar em algo interessante, porém não consegue e ao meu ver falha constantemente. Nessa fuga e encontrando Noel e um lugar pra ficar, a história não evolui muito mais centrando na garota que não quer esconder mais nada enquanto o filme fica fazendo essas 'viagens no tempo' contando a história da Clara que ao meu ver não enriqueceu muito o longa e ficou até mais chato que o presente (isso é, eles criaram essa de contar o passado pra rechear o longa que não tem muita situação). A personagem Eleanor é apenas bonita (ok, todos já sabem da minha queda pela atriz, então vamos pular essa parte), não demonstra sentimentos ao garoto que conhece e existem algumas situações que eles são vagos, até mesmo em situações 'mais cabeças'. Tentaram inventar algumas coisas e não deram muito certo, o longa no final não sofre um ápice, mas sim acontece uma descoberta que tem ligação ao passado, mas não chega a surpreender nem um pouco, pois logo a situação é resolvida.
 O filme não tem uma história boa, acredito que o que conseguiram é deixar o drama mais sombrio por conta dos vampiros (vampiras, no caso) onde tudo é meio um mistério e a filha e a mãe agem estranhas, apenas isso. Tenho minhas dúvidas se você que gosta de filmes de vampiros irá gostar de 'Byzantium', por conta disso o espaço 'Black Dog' classifica o longa como um filme ruim (duas estrelas) e se fosse pra mudar teriam que reescrever o roteiro inteiro que não me agradou. Confira abaixo três vídeos sobre o longa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário