quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Clube dos Cinco


 E hoje eu trago um clássico que não havia assistido (cada vez me surpreendo mais e mais com essa arte do cinema) descobrindo nas redes sociais sobre algumas pessoas comentando sobre algumas frases presentes no filme. O que eu fiz? Fui logo assistir o filme 'Clube dos Cinco', um filme de comédia dramática da 'Universal Pictures' que estreou no dia 28 de Junho de 1985 sendo dirigido por John Hughes que também trabalhou no roteiro e no elenco temos Emilio Estevez, Anthony Michael Hall,Paul Gleason, Judd Nelson, Molly Ringwald, Ally Sheedy e até mesmo o diretor e roteirista faz uma ponta sendo o pai de um dos jovens.
 O longa conta a história de cinco adolescentes que cometeram alguns delitos e como punição estão de castigo num Sábado por oito horas dentro de uma biblioteca. Eles tem o 'desafio' de escrever uma redação com mil palavras sobre o que pensam sobre si mesmos, porém enquanto as horas passam eles começam a discutir sobre eles mesmos, entram em algumas pequenas situações e se abrem falando sobre suas vidas pessoas. Cada um é um tipo de aluno completamente diferente que nunca teria uma amizade saudável na escola, mas dentro daquela biblioteca no Sábado eles vão aprender a se respeitar e se tornarão bons amigos entendendo o que cada um deles passa na situação que se encontram.


 Eu acho no mínimo brilhante filmes que tem uma história simples e poucos personagens, ainda mais quando centramos em conversas e debates sobre as próprias pessoas que estão envolvidas no trama e é isso que acontece no filme 'Clube dos Cinco' que posso dizer que foi um dos melhores filmes que já assisti pela simplicidade que ele tem não precisando empregar nenhuma situação colocando os personagens em perigo ou algo do tipo, o mesmo consegue captar o telespectador pela simplicidade e não deixar o mesmo vidrado na história, mas sim 'relaxado' e 'contente' de admirar um trabalho desse tipo.
 O projeto 'The Breakfast Club' já esteve presente em diversos 'posteres' de filmes que 'homenagearam' o projeto, além de um episódio de 'Brilhante Victoria' do canal 'Nickelodeon' série adolescente fazer uma grande homenagem ao filme tendo um episódio especial onde os alunos que são amigos e um tanto diferentes ficam de castigo num Sábado na escola e fazem muitas referências ao filme, o episódio leva o nome original do filme. 
 No longa temos um esportista, uma garota 'popular', uma garota 'estranha' que não tem 'vida social', um jovem 'nerd' que participa de inúmeros clubes escolares e um delinquente que faz movimentar a história aprontando todas e conversando com os demais tentando descobrir como são a vida deles dentro daquele colégio seguindo seus estilos de vida e até mesmo indo mais fundo perguntando coisas pessoais sobre os alunos e falando da família. É um filme clássico, tem inúmeras referência aos anos 80 por pertencer ao mesmo e eu simplesmente achei incrível, é um longa que todos devem assistir e esperar o que eles tem a dizer, conhecer os alunos e o ponto de vista de cada um dentro do seu comportamento escolar dentro da 'tribo' que vivem e isso é sensacional. É um filme muito leve e que deixa o telespectador animado dentro dessa comédia dramática. Com todos esses pontos o 'Black Dog' considera 'Clube dos Cinco' como um 'ótimo / excelente' (quatro estrelas e meia) filme pela simplicidade que ele tem, os personagens que são muito legais (cada um com seu nível) e as pequenas coisas que vão acontecendo até eles se reunirem cada vez mais e entrarem em perguntas que se encaixam atualmente sobre as diferentes 'tribos' que existem nas escolas como 'valentões', 'esportistas', 'estudiosos' dentre muitas outras: se você me encontrasse num dia normal de aula no corredor, me cumprimentaria? Pararia pra falar comigo com todos seus amigos me olhando? 
 Cutucadas, conversas que são para se refletir e conhecer os personagens e o que eles sentem nessa idade 'complicada' que é a adolescência, venha conhecer 'Clube dos Cinco' que acredito que irá se apaixonar, uma amostra, confira abaixo três vídeos sobre o longa.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário