terça-feira, 18 de abril de 2023

Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo

                                                  

 Demorou, mas está aqui! 'Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo' é um filme extremamente audacioso que contém 'ficção científica', 'aventura', 'ação' e outros gêneros misturados que conseguiu levar a estatueta de Melhor Filme do Oscar deste ano de 2023! Foi um espanto para muitos, mas irei contar o que acho e dar minha crítica sem spoilers sobre o filme. Estreando no dia 23 de Junho de 2023, 'Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo' é dirigido por Daniel Kwan e Daniel Scheinert onde ambos também roteirizaram o filme que tem no elenco Michelle Yeoh, Stephanie Hsu, Jamie Lee Curtis, Biff Wiff, Harry Shum Jr., James Hong, Jenny Slate, Tallie Meddel, dentre outros.

 O filme conta a história de uma mãe chinesa que tem uma lavanderia abaixo de sua pequena moradia onde o marido quer o divórcio, ela cuida do pai que está adoentado e tem uma filha gay rebelde que é difícil de entender tudo. Um dia a versão do marido dela do Alfaverso (um outro universo) acaba aparecendo pra ela dizendo que ela é a chave pra salvar todos os universos dentro do Multiverso, pois ela no universo dela era um gênio e sabia controlar 'saltos de um universo pra outro' e essas coisas onde só com sua ajuda poderiam derrotar um grande mal que deseja acabar com todos os universos.


 Demorei, mas consegui assistir na noite de ontem 'Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo' onde já sabia que ele tinha vencido o Oscar de melhor filme do ano e ainda fiquei animado por ele pertencer a produtora 'A24' que vem ganhando muito espaço e apresentando muitos filmes de qualidade onde este foi um dos mais audaciosos e mais trabalhados que eles acreditavam que com uma história extremamente diferente eles poderiam ganhar o Oscar (talvez não como 'Melhor Filme', mas outras categorias) e acabou levando o mais importante da noite.
 Pra mim, 'Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo' é um filme que quebrou muitos paradigmas dentro da academia do Oscar levando a estatueta pra casa, pois sempre que pensamos num filme que é considerado 'O Melhor Filme', ele costuma ser mais culto, ter uma história muito bem bolada por trás, tons artísticos espalhados pelo filme onde consegue extrair ao máximo do gênero que foi escolhido pra interpretar, porém 'Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo' foi diferente. Não que o longa não seja bem trabalhado, muito pelo contrário, teve um trabalho incrível, posicionamento de câmera, figurinos incríveis, uma história 'simples' por trás que virou toda aquela bagunça... Mas o mais interessante é que o filme é totalmente 'fora da caixa'.
 Assistindo 'Doutor Estranho no Multiverso da Loucura' da pra imaginar que existem bilhões de universos com versões diferentes da nossa desse universo, ou que talvez sua versão esteja até morta! Versões malucas, universos estranhos onde um é mais esquisito que o outro que acontecem coisas bizarras, pois naquele universo e naquela realidade é super comum, pois faz parte daquilo como ter 'dedos de salsicha' e as pessoas costumarem usar mais os pés, por exemplo. No meio de tantas realidades e universos, pensamos num filme muito louco e viajado e realmente 'Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo' é! Porém muito bem trabalhado e não posso deixar de citar isso.
 Voltando: pegaram um problema comum (não vou dizer aqui pra não atrapalhar sua experiência) e colocaram absurdos e absurdos em cima disso com realidades alternativas, história com vilão e tudo mais que você possa imaginar: 'Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo' tem muitas cenas de artes marciais, algumas de comédia, tem drama envolvido, efeitos em CGI e até mesmo cenas simples como duas pedras em cima de uma montanha sendo apenas... Pedras. Mas onde eu quero chegar? Você verá!


 Eu achei 'Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo' um filme muito bom, realmente tudo é muito bem construído, dinâmico demais e muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo onde, confesso, fiquei meio confuso em algumas partes, mas ao todo a obra é realmente boa e consegue te prender! Claro, se você é uma pessoa que gosta mais de um filme 'pé no chão' e gosta de uma história mais simples onde é extraído todo o 'supra sumo' do gênero como o 'drama' onde o filme é lapidado em cima da vida de um homem solitário, por exemplo, e conta suas situações do dia-a-dia onde venceria o Oscar (um exemplo) você vai se sentir um pouco desconfortável com 'Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo' e tudo o que ele quer trazer diante da tela. A história é uma, não é difícil de entender e nem é tão extensa (o longa dura 140 minutos, mas a trama não é tão extensa), porém a quantidade de informações, detalhes, extensão de história e todo o resto realmente são muitas coisas pra um cérebro 'não acostumado' absorver onde achará o filme estranho ou até mesmo muito confuso.
 Achei extremamente interessante um tipo de filme como este ter ganhado o Oscar, por ser diferente e conter coisas que não seguem os padrões de um filme 'típico vencedor de um Oscar', mas meio que não importa, pois se a história é boa e existiu um trabalho incrível dentro dele contendo, até mesmo, algumas cenas bizarras que nunca imaginaríamos que pudesse vencer e levar a estatueta pra casa, foi surreal! Pra mim, opinião minha, 'Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo' é um filme grandioso, mas não consegui ver o motivo dele levar a estatueta de 'Melhor Filme', ok a história foi incrível e teve inúmeras coisas rolando (até uma paródia de 'Ratatouille'), mas acredito que o mais importante é a história do que a arte envolvida e todos os outros elementos que são muito importantes sim, porém tudo foi trabalhado com tanto equilíbrio e com tanto esforço que ele levou a estatueta e não tiro o seu mérito de forma alguma.
 Com isso, o espaço 'Black Dog' classifica 'Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo', o filme da produtora 'A24', como um 'ótimo' (quatro estrelas) filme, gostei muito do dinamismo aplicado, de como ele trabalhou com todos elementos transformando tudo numa grande obra de arte, porém a história não foi tão genial, uma coisa de explodir cabeças pra ser um longa tão expressivo e 'perfeito' pra ganhar a classificação máxima aqui e levar a estatueta. Aqui é só um blog criado e postado por um amante de filmes e esta é a minha opinião onde você pode deixar a sua aqui nos comentários, mas já assisti filmes mais simples, sem tantas plumas e firulas que teve a história melhor, mais comovente e profunda que levou o Oscar e eu entendi perfeitamente. Mas ok, respeito e, mais uma vez, fico feliz que um longa tão maluco e 'viajado' conseguiu levar a estatueta mais importante pra casa, parabéns ao filme 'Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo'.
 Antes de ver os vídeos sobre este filme eu quero agradecer muito a sua visita aqui no 'Black Dog', saiba que é de extrema importância, pra mim, que você leia minhas críticas sobre os mais variados filmes e como eu sou cinéfilo eu fico muito feliz que outras pessoas estão sabendo qual minha opinião e que possa compartilhar a sua no campo de comentários do filme desejado agregando ainda mais a postagem. Se puder, compartilhe esse espaço com seus amigos e parentes, em suas redes sociais pra aumentar a visibilidade do 'Black Dog' e ele se tornar mais popular, mais relevante e que mais pessoas possam desfrutar das críticas que faço aqui! Ficarei imensamente grato com a sua ajuda. Se puder você pode estar realizando um pagamento via PIX pra mim: LUIZLUCAS73@GMAIL.COM, pois eu tenho gastos com contas, manutenção do computador que utilizo e mais, então se você gostou do ambiente organizado, da maneira que eu escrevo e quer incentivar esse espaço á crescer, por favor, ajude com qualquer valor, pois eu ficarei imensamente grato! Obrigado e, agora sim, confira quatro vídeos sobre o filme 'Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo'.




Nenhum comentário:

Postar um comentário